Seu Madruga
Don Ramón
Personalidade
Relação com outros personagens
Chaves: Apesar de ser comum desavenças entre ambos, eles possuem uma relação bem amistosa e uma considerável intimidade. É bastante comum ver Chaves na casa de Seu Madruga e também ambos conversando, o que é incomum por exemplo entre Seu Madruga e Quico, e também são várias as vezes em que Seu Madruga pede favores ao garoto. A sua maneira de punir Chaves é sempre socando a cabeça dele. Em algumas ocasiões, é comum dizer que Seu Madruga e Chaves tem uma relação semelhante a de pai e filho, uma vez em que Seu Madruga, mesmo que não intencionalmente, costuma educar Chaves, por mais que duramente.
Quico: Ambos estão frequentemente em conflito, devido a Seu Madruga sempre levar a culpa de tudo que acontece ao garoto, até mesmo quando Seu Madruga não é o culpado, e Dona Florinda insistir que seu filho (Quico) não deve se juntar a ele, por considerá-lo uma gentalha. Não é comum vê-los juntos amistosamente, já que Quico sempre está apoiando sua mãe, Dona Florinda. A relação mais cômica entre os dois é quando Quico diz sua frase Gentalha, Gentalha! e soca o peito de Seu Madruga. Sua maneira de punir Quico é sempre através de beliscões.
Chiquinha: Os dois mantém uma boa relação de pai e filha, apesar de também haverem disputas entre os dois às vezes, quase sempre devido às más ações de Chiquinha. Por vezes, Seu Madruga perde a paciência com Chiquinha(geralmente quando esta o desobedece ou lhe faz passar vergonha, principalmente perto do Professor Girafales ou de alguma mulher) e a castiga, geralmente batendo nela ou a mandando para casa(em situações que se passam no pátio da vila, obviamente), o que ela reage chorando escandalosamente. Ela também costuma chorar quando sente que seu pai irá repreendê-la. Mesmo assim, ela costuma defendê-lo contra quem está o agredindo(geralmente Dona Florinda), por mais que erroneamente(geralmente dizendo: "abusa do meu pai porque está cansado e fraco..."), e costuma ter ciúmes dele, evitando qualquer proximidade que possa ter com qualquer mulher(quer seja alguém que Seu Madruga tenha interesse ou não).
Dona Florinda: Sua principal inimiga. Ela sempre o considerou uma gentalha devido à sua condição social e sempre o culpa e o esbofeteia por todas as coisas que acontecem a Quico e às vezes vai mais longe, surrando ele a ponto de deixá-lo engessado, com muletas e o mandando para o hospital. São raras as vezes em que há trégua entre os dois, com Dona Florinda o tratando bem e dizendo coisas boas a seu respeito. E por várias vezes Seu Madruga já demonstrou que não se importaria em ser amigo dela, apesar dela não permitir.
Senhor Barriga: A relação entre os dois se baseia quase que inteiramente na dívida de aluguel de Seu Madruga, fato que gera graves discussões e desavenças entre os dois. Às vezes Sr. Barriga aceita perdoar-lhe parte da dívida em troca de algum serviço ou por simples caridade. Um dos fatos mais cômicos entre a relação deles é quando Seu Madruga troca as palavras ao conversar com Sr. Barriga (por exemplo: dizer coisas como Um barriga, Senhor Momento!, ao invés de Um momento, Senhor Barriga!)
Dona Clotilde: Dona Clotilde é completamente apaixonada por Seu Madruga e sonha se casar com ele. A paixão dela incomoda profundamente Seu Madruga. Assim como as crianças, Seu Madruga constantemente (embora sem intenção) a chama de bruxa.
Professor Girafales: Os dois mantém uma boa relação como adultos, apesar de haverem conflitos entre os dois, especialmente quando o professor sai em defesa de Dona Florinda ou Quico, por quem Prof. Girafales tem carinho especial. Por vezes, o profesor pede ajuda a Seu Madruga para resolver problemas pessoais. Girafales também costuma se intrometer em assuntos pessoais de Madruga que não lhe convém.
Dublagem no Brasil
Desde o início da série até os dias atuais, Seu Madruga é dublado por Carlos Seidl, que é conhecido pelo personagem até hoje.
Livro
Em 2010, foi lançado o livro "Seu Madruga - Vila e Obra", uma homenagem ao personagem mais adorado pelos fãs. A obra foi escrita por Pablo Kaschner, mesmo autor de "Chaves de um Sucesso", e traz curiosidades, entrevistas (com as filhas de Don Ramon, o dublador de Don Ramon e até mesmo uma entrevista fictícia com Seu Madruga), ilustrações e fotos inéditas.
Alguns de seu Famosos Bordões